Na hora de proteger seu lar qual a primeira ideia que vem na sua mente? Contratar um seguro!
Os seguros de imóveis são fundamentais para proteção de diversos riscos imprevisíveis que possam danificar seu imóvel. Contudo, ao se deparar com a ampla gama de modalidades de seguros, surgem dúvidas sobre qual a melhor escolha para seu tipo de imóvel.
Dessa forma, a seguir vamos esclarecer as principais características do Seguro Residencial e o Seguro de Condomínio.
Seguro Residencial
O Seguro Residencial é uma modalidade de seguro pessoal que garante a segurança e proteção do seu imóvel 24 horas por dia, sendo voltado para a contratação por pessoa física.
Sua cobertura se estende para imprevistos como incêndios, explosões, quedas de raios, furacões, vendavais e roubos/furtos qualificados.
Esse seguro está disponível em várias modalidades, sendo elas:
Residência habitual;
Residência de veraneio ou de final de semana;
Apartamento habitual ou de veraneio;
Produto VIP com coberturas adicionais: joias e relógios, obras e objetos de arte, danos ao jardim e serviços exclusivos.
Seguro de Condomínio
Diferente do seguro residencial, o seguro condomínio é obrigatório por lei assegurando a estrutura da edificação nos casos de incêndios de qualquer natureza, queda de raio, explosão e vendaval. Sendo necessário ser contratado pela empresa ou síndico responsável pelo condomínio.
Conforme a Lei artigo 1.346 do Código Civil, “É obrigatório o seguro de toda edificação contra risco de incêndio ou destruição, total ou parcial”.
O artigo 13 da Lei 4.591/1964 afirma,
“Proceder-se-á ao seguro da edificação ou do conjunto de edificações, neste caso, discriminadamente, abrangendo todas as unidades autônomas e partes comuns, contra incêndios ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas ordinárias do condomínio.”
O Seguro Condomínio não apenas oferece segurança ao condomínio e sua gestão, mas também possibilita serviços assistenciais 24h, colaborando assim para o bom funcionamento em situações emergenciais com necessidade de reparos específicos.
As principais assistências prestadas se voltam para:
Serviços de segurança e vigilância;
Envio de chaveiro por roubo, perda ou quebra das chaves;
Manutenção hidráulica, em casos de alagamentos na área comum em decorrência de vazamentos internos acidentais;
Serviço de limpeza para recuperação superficialmente dos danos, desobstruindo o acesso ou minimizando os efeitos do sinistro;
Ou ainda, o envio de eletricista em casos de falta de energia elétrica nas áreas comuns do condomínio devido a uma falha ou avaria nas instalações elétricas.
Além disso, é possível a contratação do seguro em 2 modalidades:
Seguro de Condomínio com cobertura simples: protege danos decorrentes de incêndio, explosão, raio, quedas de aeronaves ou ainda acionamentos acidentais de sprinklers, sendo possível a contratação de coberturas adicionais.
Seguro de Condomínio com cobertura ampla: além de cobrir o que está proposto pela cobertura simples, a cobertura ampla também cobre danos decorrentes de inundações, alagamentos, desmoronamento, vendaval, furacão, tornado, ciclone, granizo, danos elétricos e outros eventos que causem danos materiais ao condomínio.
Mas afinal, qual a melhor escolha para meu imóvel?
Cada um dos seguros apresentados acima tem proteção específicas para cada tipo de imóvel, sendo necessário uma análise completa de tudo que envolve o imóvel e quem está contratando (pessoa física ou jurídica).
A Southcorp é qualificada para realizar uma análise aperfeiçoada do seu imóvel e proporcionar o seguro mais assertivo para você.
Clique aqui, entre em contato com nossa equipe e garanta a proteção do seu lar.