O futuro promissor que nos aguarda em 2022!

 

O futuro promissor que nos aguarda em 2022!

 

O mercado profissional está em constante mudança, seja em grandes ou pequenos detalhes que são promovidos especialmente pelo que a tecnologia tem proporcionado ao mundo.

 

Neste cenário, novas áreas de atuação tornam-se cada vez mais promissoras, abrindo portas para que profissionais possam explorar novas áreas e conquistar resultados excelentes.

 

E em 2022, quem deseja investir em um novo negócio deve ficar atento às tendências de mercado!

 

O período que passamos durante a pandemia alavancou diversas profissões e diversos nichos de mercado. E vamos apresentar para você quais são essas áreas que ganharam espaço e serão os carros chefe desse ano que está chegando!

 

Desde que a internet surgiu e se tornou algo massivo, ou seja, acessada por grande parte das pessoas, uma verdadeira revolução se iniciou.

 

Isso porque a forma como nos comunicamos, consumimos conteúdos, compramos, trabalhamos e nos relacionamos foi completamente impactada por este recurso.

 

O cenário profissional sentiu este impacto de diversas formas, sendo que muitos benefícios surgiram, como por exemplo:

 

  • Ampliação de público;
  • Estudos de mercado mais precisos;
  • Novos tipos de negócio;
  • Relacionamento próximo com o cliente;
  • Marketing digital; e muito mais!

 

 

 

Profissões tradicionais como medicina, advocacia e engenharia não necessariamente perderam seus espaços, contudo, novas profissões surgiram em alta, por oferecerem resultados rentáveis.

 

Pensando em tudo isso, vamos destacar 4 profissões que estão em alta na atualidade e seguirão assim em 2022:

 

1) Cyber Security

Que a área de Tecnologia é uma tendência que só tende a se expandir, todos nós já estamos cansados de saber, não é mesmo? Porém, você já pensou nas possibilidades que essa área oferece?

 

A profissão Cyber Security está em alta e é extremamente importante por cuidar de algo essencial para empresas e pessoas conectadas na rede: a segurança digital.

 

Sem segurança digital, dados podem ser vazados, ataques cibernéticos ocorrem e isso gera riscos de prejuízos, exposição de informações confidenciais e diversas outras consequências extremamente negativas.

 

Por isso, profissionais de Cyber Security tem diante de si um mercado extremamente promissor, com uma grande demanda e que exige o conhecimento específico deste profissional, o que torna uma profissão com possibilidade de excelentes resultados financeiros e que cada vez mais irá ganhar espaço.

 

2) Data Protection Officer (DPO)

 

Seguindo essa linha de avanços tecnológicos acelerados juntamente com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrar em vigor, muitas empresas vão precisar desse profissional!

 

O Data Protection Officer (DPO) é o novo profissional que toda empresa que lida com dados diariamente precisa ter. A profissão tem como base a função General Data Protection Officer, da lei europeia, que tem o mesmo objetivo.

 

Na LGPD, o DPO é mencionado como encarregado e sua principal função é estabelecer e gerir a comunicação entre a empresa, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o titular (dono dos dados pessoais).

 

Ele também é o profissional que ajuda a empresa a se adaptar, trabalhando em acordo com as exigências da lei.

 

O DPO, então, estrutura o programa de proteção de dados (compliance), estabelecendo e monitorando as diretrizes a serem cumpridas pela empresa nos diversos setores.

 

3) Growth Hacking

Agora, vamos começar a falar sobre tendências que surgiram há um tempo relativamente curto, mas que, devido ao impacto que proporcionam, já alcançam grandes proporções em relação a sua relevância.

 

Para isso, precisamos começar destacando o Growth Hacking.

 

Este termo refere-se a uma mentalidade focada em aplicar metodologias de crescimento com técnicas que proporcionam o desenvolvimento e potencialização da excelência de uma empresa e profissionais, por meio de:

 

  • Análises minuciosas;
  • Técnicas personalizadas;
  • Estratégias efetivas;
  • Acompanhamento de resultados;
  • Efetividade aliada com agilidade.

 

Dessa forma, os profissionais que atuam com Growth Hacking possuem e aplicam uma mentalidade que move uma empresa para novas direções, melhores resultados e, assim, as levam a serem mais competitivas e conseguirem atender plenamente seus clientes externos e internos.

 

4) Engenharia “das coisas”

Seguindo a linha da “internet das coisas”, a área de engenharia é extremamente ampla e, de forma geral, está constantemente em alta, sendo a engenharia civil e mecânica duas de destaque.

 

Por isso que o engenheiro pode ser peça chave na criação de infraestrutura tecnológica, como o Cloud e a parte da segurança.

 

Mas existe, ao menos no Brasil,  falta de pessoas com habilidades técnicas no mercado. E engenharia também ajuda em áreas diversas, uma vez que esse profissional é bom em fazer cálculos e operações com um certo grau de complexidade.

 

Então se quiser estar associado às novas profissões e mercados emergentes, ser o cara das contas e do raciocínio fluido (e da matemática!) pode te ajudar muito.

 

Áreas de destaque aqui:

 

  • Infraestrutura de computação;
  • Mercado financeiro;
  • Agronegócio

 

Qual caminho trilhar em 2022

 

O mercado de commodities, por exemplo, tem registrado desempenho operacional relevante na esteira do dólar valorizado, uma vez que os produtos agrícolas e pecuários têm a sua cotação atrelada à moeda estrangeira.

 

Outro mercado em ascensão é o do comércio eletrônico, que experimentou um boom sem precedentes durante o período da pandemia – o consumidor, que passou a viver e a trabalhar em casa nos últimos meses, recorreu às compras realizadas via internet como nunca na história.

 

As compras pela internet carregam na esteira do seu crescimento setores como o de papel e celulose, imprescindível para produção de embalagens, setor de veículos comerciais responsáveis pelo deslocamento da carga, setor de logística que armazena os produtos, dentre outros que também se beneficiam do momento.

 

E para finalizar é claro que os produtos financeiros, como as ações, não ficarão de fora. O ano de 2022 pode ser visto como um bom momento para os investidores se posicionarem no mercado – desde que saibam onde encontrar as oportunidades e que tenham em mãos as ferramentas certas para buscar boas chances de rentabilidade.

É nas adversidades que encontramos as nossas maiores habilidades e vantagens. E em 2022, quem conseguiu se conectar com seus pontos fortes, já pode começar o ano saindo na frente!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *