Como reter talentos

A importância de reter talentos

 

Com um mercado cada vez mais competitivo, ter os melhores profissionais é um fator determinante para que sua empresa tenha um bom desempenho e se mantenha relevante no mercado.

 

A busca e a contratação de um funcionário competente é apenas o primeiro passo. Mas um problema que pode atingir qualquer gestor e deve sempre ser levado em consideração, é como criar e instaurar um processo contínuo de motivação e retenção deste talento. Para isso, é necessário elaborar planos de ação que valorizem o capital humano, o principal ativo da empresa.

 

Os salários obviamente fazem parte dos benefícios atrativos e estimulantes para manter alguém no seu quadro de colaboradores, mas um caminho muito simples e efetivo para fortalecer esse processo de fidelização é através da motivação. Um funcionário motivado com certeza é um funcionário mais engajado e por consequência, muito mais propenso a seguir na empresa.

 

A Pandemia e os Reflexos na forma de trabalhar

 

Sem sombra de dúvidas, a resiliência dentro das empresas se tornou um ponto de destaque em todo esse cenário. E, mesmo com a pandemia próxima do fim (ao menos, aparenta estar nessa direção), a resiliência será algo que continuará sendo importante nas novas formas de trabalho.

 

Escritórios menores, mudanças na arquitetura, reposicionamento de salas, surgimento de coworkings e hubs regionais, que permitirão que as pessoas possam trabalhar perto de suas casas. São apenas algumas das tendências que estão se delineando entre as novas formas de trabalho.

 

Com isso, não só as empresas, mas também a comunidade e outros negócios viverão um novo momento. Locais que antes funcionavam com um propósito, como os hotéis, poderão ser remodelados para atender a necessidade de novos locais de trabalho remoto. Outros negócios, como cafés e restaurantes, otimizarão ainda mais seus espaços para atender pessoas que precisam de espaços de trabalho. Não é mais home office, é anywhere.

 

Dentro disso, há elementos que estarão presentes nestas novas formas de trabalho, de maneira imediata ou ainda em processo de construção, o princpal deles será a compreensão de que o espaço não será mais o mesmo.

 

O home office, que nasceu ou tomou maiores proporções devido ao cenário e necessidades das empresas, certamente provocará mudanças no pós-normal.

 

Por conta do trabalho remoto, será preciso que líderes passem a olhar para novos ângulos dos seus times. A organização das novas formas de trabalho impactará na comunicação, no fortalecimento da cultura e na própria hierarquia, que permitirá uma aproximação maior, mesmo com a distância territorial.

 

Além das notáveis vantagens que o home office oferece, separamos algumas dicas que podem ser essenciais para fidelizar os novos contratados e criar uma base sólida, composta por profissionais de confiança e que se entreguem totalmente durante a execução das atividades.

 

 

1 – Construção de um bom ambiente de trabalho

 

O ambiente de trabalho muitas vezes se torna o segundo lar dos profissionais, pois passam grande parte do seu dia. Quando esse ambiente não oferece qualidade de vida, favorece o surgimento de uma série de problemas. Dentre os principais, destacamos:

 

O aumento do estresse,

Conflitos interpessoais e

O aumento dos erros nas operações.

 

Para aperfeiçoar o bem-estar na empresa, é possível investir em quesitos estruturais, como a ergonomia dos móveis do escritório, inclusão de EPIs (conforme o seu segmento) e melhor divisão dos espaços de trabalho. Também é possível implantar horários mais flexíveis, programas de ginástica laboral e incentivar atividades físicas para os colaboradores.

 

2 – Melhoria no processo interno de comunicação

 

O diálogo dentro da empresa é um fator importantíssimo para o sucesso na retenção. Quando há comunicação, todos ficam mais alinhados e conseguem desempenhar suas tarefas com qualidade. Além disso, contribui para melhorar o clima de trabalho.

 

Esse processo deve-se iniciar dos cargos mais altos da empresa. Todos os líderes, incluindo o CEO, devem compreender a importância de comunicar-se adequadamente com seus funcionários. Além disso, implantar novos canais de comunicação como intranet, TV corporativa, mural de recados, aplicativos mobile, sistemas especializados e assim por diante, também podem ser adotados para facilitar e agilizar os processos comunicacionais

 

3 – Construção de uma cultura de feedback

 

A palavra feedback vem do inglês e pode ser traduzida como um retorno de informação.

 

Na prática, significa falar para os funcionários sobre seus pontos fortes e fracos, objetivando eliminar comportamentos indesejados e motivar melhores posturas. Ao fazer isso, mostra que se importa com o time e realmente deseja seu crescimento.

 

Não existe uma regra para se passar o feedback, isso depende de cada gestor. É importante ser claro e objetivo ao longo do processo, evitando rodeios ou linguagem técnica demais. Também é preciso ter equilíbrio, conferindo elogios e críticas construtivas ao profissional. E um ponto importante nesse processo: realizar todo e qualquer tipo de conversa em particular, pois assim evita-se qualquer risco de constrangimento público para o profissional.

 

 

4 – Benefícios adicionais

 

Além de um salário atrativo e um ambiente de trabalho amigável e prazeroso, os pacotes de benefícios vêm recebendo um peso cada vez maior na atração de talentos para uma empresa. O plano de saúde (ou o seguro saúde) é o destaque entre o que as empresas oferecem para contratar e reter funcionários.

 

Ter um seguro saúde é algo visto como fundamental por profissionais de qualquer área, além de possuir um enorme valor agregado, uma vez que há um problema de qualidade comumente conhecido quanto a qualidade e tempo de espera no serviço de saúde pública.

 

Outro benefício que também pode ser oferecido é o Seguro Odontológico. Extremamente valorizado pelos funcionários e com um custo baixo para empresa: saúde bucal está altamente relacionada ao bem-estar e com a saúde de forma geral, além do fato de que um sorriso bonito e confiante se torna uma ferramenta essencial em muitas áreas.

 

Previdência Privada também vem se tornando primordial quando o assunto é pensar lá na frente. Ela traz mais motivação, aumenta a produtividade e dá toda tranquilidade no momento da aposentadoria dos seus funcionários.

 

Benefícios mais básicos como Vale Alimentação e Refeição também fazem parte da realidade de muita gente e pode ser outro chamariz interessante na hora de uma contratação.

 

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