Como contratar seguro para eventos?

A lista de improváveis situações que podem ocorrer durante um evento é grande!

São acidentes envolvendo participantes ou funcionários, danos a equipamentos durante sua montagem ou desmontagem, incêndios, não comparecimento de alguma atração ou fornecedor, ou até mesmo o cancelamento das festividades em função de mau tempo, entre outros.

Quem organiza eventos, seja do mais simples até os maiores, sabe muito bem que todos os detalhes devem ser bem pensados e com o máximo de cuidado para que tudo saia de acordo com o planejado.

E mesmo com todo o zelo e atenção sobre o todo, os mais diversos imprevistos podem acontecer!

Em função deste contexto, muitas empresas buscam contratar um seguro na hora de estruturar e organizar um evento. A contratação do Seguro Eventos irá garantir tranquilidade para a empresa e, ao mesmo tempo, segurança para todos os convidados e para a equipe responsável pela ação.

Conheça como funciona a contratação de Seguro Eventos:

Quando contratar o Seguro Eventos?

É importante contratar o seguro antes de começar a fazer aquisições e fechar parcerias para o evento em questão.

Algumas restrições são relativas à data de compra do seguro. Na ausência de alguns tipos de cobertura, é interessante repensar as atrações e manejá-las de maneira que elas possam ocorrer sob o amparo da seguradora.

Quais são as vantagens do Seguro Eventos?

  • Tranquilidade para todos os participantes diante de adversidades;
  • Preservação da imagem de sua empresa;
  • Segurança para os parceiros de negócios.

Quais são os tipos de coberturas do Seguro Eventos?

De maneira geral, existem dois tipos de cobertura de seguros para eventos. A primeira, denominada básica, refere-se à responsabilidade civil do organizador e do expositor (em caso de feiras e exposições).

A cobertura básica é a que passará a ser obrigatória caso o PL 1/2015 seja aprovado e a lei passe a vigorar. Ele garante, até o limite de gastos previstos na apólice, o pagamento de indenização a pessoas que venham a sofrer qualquer tipo de acidente durante a realização do evento.

Entretanto, apesar da cobertura básica já trazer uma boa dose de tranquilidade à empresa no momento de organizar e promover um evento corporativo seguro e confiável, outros inúmeros tipos de intercorrências podem acontecer durante uma ação desse tipo. Para cada uma delas, existem as chamadas coberturas adicionais. Ao agregá-las à apólice, é possível prevenir-se contra:

  • Danos a equipamentos durante sua montagem, instalação, utilização, desmontagem e transporte;
  • Não comparecimento, atraso ou acidentes referentes ao fornecimento de comida e bebida;
  • Ações por danos morais;
  • Dano, furto ou roubo de veículos de convidados ou de funcionários que estejam estacionados no local do evento;
  • Danos ao conteúdo do local;
  • Danos a prédios e construções de terceiros;
  • Não utilização do espaço do evento;
  • Danos a equipamentos em exposição;
  • Subtração de valores de bilheterias;
  • Responsabilidade civil a pessoas designadas;
  • Acidentes pessoais;
  • Não comparecimento de palestrantes ou atrações;
  • Cancelamento do evento devido a fenômenos climáticos;
  • Explosões e incêndios;
  • Acidentes e intercorrências com fogos de artifício.

A contratação das coberturas adicionais é, obviamente, facultativa, e cada uma das opções deve ser bem estudada e avaliada antes de entrar na apólice.

Se não haverá bilheteria no evento, ou nenhuma atração será apresentada, por exemplo, contratar coberturas adicionais para essas questões é totalmente desnecessário e oneroso. Então, fique de olho no contrato e no tipo de cobertura que está sendo oferecida antes de fechar negócio.

Quais os principais motivos para contratar o Seguro Eventos?

Qualquer coisa que aconteça durante a realização de um evento é, por lei, responsabilidade de quem o organizou.

São enormes os prejuízos financeiros que um acidente ou imprevisto pode trazer à empresa, já que a organização terá que arcar com todos os custos de reparo e possíveis indenizações e ações judiciais.

Atrelado a isto, a imagem da companhia pode sair extremamente prejudicada após a repercussão de uma situação em que as pessoas não puderam contar com o auxílio imediato e eficiente, garantido pelos seguros.

Desta forma, é equivocado o pensamento de que o valor investido na contratação de seguros desse tipo é um gasto desnecessário, frente aos riscos de que algo não previsto venha a ocorrer durante o evento.

Se formos comparar, o custo para proteção destes riscos é baixo, em relação a exposição que os organizadores possuem, pois é possível contratar o seguro a partir de R$ 300,00.

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