Vivemos hoje uma situação sem precedentes com um forte impacto na saúde de milhões de pessoas e simultaneamente na economia Mundial. Sendo, nesta fase, a prioridade das organizações a proteção da vida de todos os colaboradores, clientes e parceiros, é importante atuar no sentido de permitir a continuidade das empresas durante este período e prepará-las para a retomada.
Em termos econômicos somos confrontados todos os dias com informações que revelam que estamos vivendo uma crise com impactos potencialmente superiores aos registados durante a crise 2008/11.
Normalmente, numa recessão são restringidas as compras de artigos não essenciais, como por exemplo, carros e eletrodomésticos, reduzindo o consumo de outros e aumentando o consumo de seguros.
Nunca até hoje se verificaram tão fortes reduções de viagens, seja a turismo ou a trabalho. Um exemplo significativo é que num momento em que os cuidados de saúde são uma das preocupações primordiais para ultrapassar esta pandemia, os demais serviços de saúde, como os dentistas por exemplo, registram uma queda significativa de procura.
E nunca, até a esta crise, as empresas registaram de uma forma tão generalizada preocupações com:
– Anulação de encomendas (já em execução ou futuras);
– Impossibilidade de efetuar entregas;
– Dilatações dos prazos de pagamento.
Tudo motivado pelas dificuldades de inúmeras empresas em todo o mundo.
Nesta fase, a preocupação com o cumprimento das responsabilidades por parte dos clientes é alvo de maior atenção por parte de todas as empresas.
Existe a consciência do grande aumento do nível de risco de inadimplência motivado pela retração da atividade econômica a nível global. A registros que todas as Seguradoras de Crédito esperam um forte crescimento do número de insolvências mundiais.
É neste contexto que o Seguro de Crédito é ainda mais relevante como instrumento de gestão e de proteção do ativo das empresas, na salvaguarda de incobráveis, na colaboração à cobrança dos saldos de clientes e na informação que transmite à gestão de crédito da carteira de atuais e potenciais clientes.
O mercado de Seguro de Crédito continua a operar normalmente, mas com um grande nível de volatilidade e de rápida adaptação à evolução da crise. As Seguradoras têm desenvolvido todos os esforços no sentido de continuar a acompanhar os seus segurados como sempre o efetuaram ao longo da história e a manifestar grande preocupação em responder normalmente às solicitações que surjam.
Hoje testemunhamos uma grande retração de atividade e consequente agravamento de risco em muitos setores, o que está levando a uma acentuada redução da exposição de risco que as seguradoras estão disponíveis para garantir.
É necessário que os líderes das empresas atuem com o objetivo de salvaguardar as vidas das pessoas (colaboradores, clientes, parceiros e etc.), mas também de salvaguardar os meios de sobrevivência e preparar as empresas para reiniciar o trabalho, aproveitando a retomada.
Seguro de Crédito
O Seguro de Crédito é uma ferramenta imprescindível na disponibilização de informação para o desenvolvimento das empresas nos tempos altamente dinâmicos e incertos que vivemos.
Ele permite que as empresas abracem os novos desafios com um maior grau de confiança e certeza:
– Nas suas políticas de gestão de crédito (quer com os atuais clientes, quer na procura de novos);
– Na proteção do seu ativo, evitando incobráveis ou obtendo recuperações através das indenizações nos casos que se revelarem perdidos.
Neste período conturbado e de grande volatilidade, ponderar não ter Seguro de Crédito é contraproducente, uma vez que este dota maior capacidade de resposta para a manutenção da sua atividade comercial minimizando os riscos.
O Covid-19 é com certeza o maior desafio com que muitos dos atuais líderes das empresas irão ser confrontados na sua vida, até pelo grande grau de imprevisibilidade, com as evoluções diárias que esta crise revela, mas para o qual se espera capacidade de atuação por parte da liderança das organizações no sentido de ultrapassar de uma forma calma este período de forte ansiedade e enfrentar a retoma de forma sustentada.
Quer saber mais sobre a contratação do Seguro de Crédito para a sua empresa? Entre em contato com a Southcorp Seguros!
Fonte: Portal SindsegRS