Além do conhecimento técnico, ter um bom relacionamento, saber comunicar-se e ter senso de responsabilidade são diferenciais que destacam um profissional como líder.
Estas são algumas das características, indiferente da área de atuação e no segmento da saúde não é diferente.
É necessário saber ouvir o paciente, para que a assistência seja segura e de qualidade, porém além de escutar é necessário que o profissional líder seja o exemplo.
No dia a dia de uma instituição de saúde, a enfermagem é uma das profissões que está mais presente, que além de assessor a equipe de médicos, é responsável pelos cuidados do paciente.
A área de enfermagem tem evoluído muito, não se limitando apenas a técnicas e procedimentos. Atualmente, com seu avanço técnico-científico, o Enfermeiro assume papel de liderança, gerenciando sua equipe.
Separamos algumas características de um Enfermeiro líder:
1 – Comunicação
A comunicação é a base do atendimento seguro do paciente. E a primeira característica de um enfermeiro líder é justamente saber usar a comunicação em prol da equipe e do paciente, estando sempre aberto ao diálogo, às críticas e sugestões.
Nesta característica também chamamos a atenção para a comunicação não verbal. Tudo que envolve os gestos, expressões faciais, linguagem corporal.
Saber entender e usar todas as formas de comunicação é o que diferencia um líder das outras pessoas.
2 – Conhecimento
O enfermeiro líder tem que ter conhecimento da área que ele está atuando, para melhor orientar sua equipe, inclusive porque, cada vez mais, este profissional de enfermagem tem importância vital na gestão de risco a pacientes em hospitais.
O enfermeiro que não estiver adequadamente preparado para o cenário atual do cuidado, de alta complexidade, principalmente no âmbito tecnológico, pode incorrer em erros e falhas, gerando insegurança nos processos de trabalho.
3 – Responsabilidade
A responsabilidade deste profissional cresce a cada dia, pois a função do Enfermeiro tem tido avanços no cenário atual, ganhando destaque na gestão de equipes com capacidade de solucionar problemas e fortalecer as instituições.
Muitas questões relacionadas à segurança passam pelas mãos da enfermagem. Por exemplo, identificação do paciente, a lavagem das mãos de todos os profissionais antes de todos os cuidados e do preparo aos cuidados do paciente, prevenção na queda do paciente, uso de tecnologia como bomba de infusão e outros equipamentos seguros na prestação do cuidado ao paciente, uso de conectores de cores diferentes, entre outros.
4 – Bom senso
Um enfermeiro líder deve ter bom senso na execução e na forma de liderar, principalmente bom senso em avaliar qual é a capacidade, as limitações, as qualidades, os pontos negativos e positivos da sua equipe. Só assim poderá tirar o melhor de cada membro da equipe, garantindo, antes de qualquer coisa, a segurança do paciente.
5 – Autoconhecimento
O profissional da área da saúde, para humanizar o atendimento, precisa lembrar que ele é humano, em primeiro lugar.
Se colocar no lugar do outro, percebe que nenhuma pessoa é uma doença, mas um ser humano. A partir deste processo de autoconhecimento, surge a humanização do atendimento. Com essa característica cada vez mais aflorada, entende-se que ao se conhecer bem, um líder sabe ser humano no atendimento ao paciente.
Além da importância de atuar como um bom líder, o papel do Enfermeiro é vital no atendimento multiprofissional nos serviços de saúde.
Proporcional a sua importância, os riscos de sua exposição são grandes, principalmente nos casos de danos ocasionados aos pacientes decorrentes dos cuidados e da assistência prestada.
O Seguro RC Enfermeiros irá lhe proteger das possíveis falhas profissionais, desde que cometidas involuntariamente e que tenham gerados danos a terceiros.
Quer saber mais sobre o Seguro de RC Enfermeiros? Entre em contato com a Southcorp Seguros e descubra o que podemos fazer por você.
Fonte: IBSP