Acompanhando o ritmo do crescimento econômico e do aumento de renda, o Brasil deve ter uma alta no consumo de energia na ordem dos 60% até 2040.
E boa parte deste crescimento deve vir de fontes alternativas de energia renovável, que inclui energia eólica, solar e biocombustíveis, como etanol, e que são menos poluentes. Em 2040, quase metade (48%) da energia usada no país deve vir de fontes limpas e renováveis.
Em função deste crescimento é preciso que se realizem investimentos e capacitações para que as demandas futuras sejam atendidas.
O Governo Federal, dispõe de todos os instrumentos necessários para a gestão adequada do setor energético do país e, em particular, do setor elétrico, com incentivo para implantação de energia limpa, como as Centrais Geradoras Hidrelétricas – CGH, Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH, Eólicas, Solar e com a Co-Geração no Setor Sucro Alcooleiro, com a queima do bagaço da cana de açúcar.
Um dos suportes para este segmento são os seguros de energias renováveis, que englobam não só os riscos de engenharia, relacionados à construção de usinas, mas diversas coberturas de seguros. Seja por força de legislação, do agente financeiro ou pela necessidade de proteger os investimentos contra os eventos inesperados.
Existe uma variedade de situações que podem gerar risco para essas companhias de energia e, em linhas gerais, trata-se de um segmento que requer uma ampla malha de coberturas para danos materiais, assim como para proteção de perdas financeiras em caso de acidente que acarrete a paralisação das operações de geração e fornecimento de energia.
Como exemplo de uma das situações de risco é instabilidade climática. A opção pela contratação do seguro irá minimizar eventuais perdas nos resultados financeiros do segurado, diante de eventos climáticos, como a seca e excesso de chuva.
O seguro é voltado para proprietários, investidores, construtores e concessionários dos serviços de geração de energia renovável, contemplando desde o segmento de micro geração, até empreendimentos com valores contratuais expressivos.
A definição do preço de investimento no seguro irá depender de diversas variáveis, como o tipo de risco, estágio e local de instalação da planta, condições climáticas verificadas, condições do relevo, vias de acesso ao local, condições de governança adotada pelo segurado, condições de proteção do local e tipos de equipamentos segurados.
Saiba mais sobre os tipos de seguro para o setor de energias renováveis com a Southcorp Seguros.
Atuamos com as mais modernas soluções para prevenção de riscos e perdas financeiras, auxiliando as empresas a desenvolverem seus negócios de forma segura.