É fundamental tomar precauções no momento de comprar uma bike!
A escolha da bicicleta certa é muito importante para quem vai começar a pedalar e precisa de conforto, segurança e estabilidade. E para isso, é necessário se atentar para alguns aspectos e medidas importantes.
Quando esta escolha não for realizada de forma correta, rapidamente começam a surgir problemas durante a prática do ciclismo.
Por isto listamos alguns cuidados indispensáveis no momento de comprar uma bicicleta.
1 – Tamanho do quadro da Bike
Um dos principais cuidados é em relação à altura do quadro da bicicleta, a parte central de ferro, como se fosse o tronco do veículo.
O ciclista deve comprar uma bike com o quadro proporcional à sua altura, para não ter dificuldades na hora da pedalada, com a flexão dos joelhos e todo o movimento das pernas.
Muitas bicicletas têm o tamanho do quadro fixado, mas caso não haja, essa medida pode ser feita com os dois braços considerando a parte abaixo do selim até o final do quadro de ferro.
Por exemplo, se você tem 1m50 de altura, por exemplo, o ideal é um quadro de 14 polegadas. Se a altura é 1m60, ele deve ser de 16 polegadas e assim sucessivamente.
2 – Altura do selim
A bicicleta como um todo deve estar ajustada para o perfeito equilíbrio do usuário ao equipamento.
O ciclista que usa a bike para atividades do dia-a-dia ou mesmo por esporte nem sempre se atenta para esses detalhes. A escolha correta é fundamental. Todas essas dicas servem para qualquer pessoa que quer iniciar uma atividade física constante ou para aquelas que só usam como transporte.
3 – Distância entre o banco e o guidão
Algo também importante é calcular uma distância entre o banco e o guidão de direção da bike.
Uma dica é que cada pessoa pode medir esse comprimento com o braço, apoiando o cotovelo no selim e o indicador no centro do guidão. Essa distância vai garantir o conforto para os ombros e as costas, a força para os braços e o equilíbrio do corpo, durante descidas ou percursos mais difíceis.
Para os ciclistas que participam de competições precisam de um encaixe perfeito na bicicleta para conseguir velocidade ou a leveza na hora de fazer manobras sobre as duas rodas.
Seja para provas de bike ou para o dia-a-dia, o veículo tem que ser constantemente ajustado pelos condutores para se conseguir um pedalar sem dores.
4 – Confira as soldas e junções do quadro
Ainda sobre o quadro da bicicleta, faça uma inspeção nas soldas e procure por sinais de corrosão. O desgaste precoce das peças pode se converter em dores de cabeça múltiplas, mais à frente, com a substituição desses itens.
5 – Registre sua bicicleta
Uma boa dica para que você tenha mais segurança, em suas pedaladas, é fazer o registro dela.
Por meio da numeração no quadro, você pode registrar queixa de furto ou roubo e ter uma alternativa extra para reavê-la.
6 – Faça seguro da sua bike
São muitos os cuidados que devemos ter ao adquirir uma bike. Porém, de nada adiantam estes cuidados se você não estiver protegido com um bom seguro para a sua bicicleta.
As coberturas para o seguro bicicleta envolve o roubo e o furto, situações em que os ciclistas estão totalmente vulneráveis.
Quer saber mais detalhes para pedalar com tranquilidade? Entre em contato com a Southcorp!
Você também já pode fazer uma cotação e contratar o seguro para a sua bike, para clicando AQUI!