Em alguns países o Seguro Viagem é obrigatório, mas em todos eles são indispensáveis. Não é necessário passar trabalho durante as férias, mas é preciso estar pronto para enfrentar desafios e os imprevistos da viagem.
Sabemos que acidentes acontecem e problemas de saúde são imprevisíveis, por isso preparamos um guia com dicas sobre Seguro Viagem.
1 – Como funciona o Seguro de Viagem?
O Seguro Viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes.
Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato. Normalmente é feito para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não tem validade.
2 – Qual a diferença entre contratar Seguro de Viagem e Assistência de Viagem?
O Seguro Viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à Seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato), apresentando os devidos comprovantes de despesas médicas.
A vantagem é o viajante poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro.
No Seguro de Viagem também pode ter a opção Assistência Viagem, que em caso de imprevisto é só ligar para a Seguradora que ela indica o lugar de atendimento.
A Assistência Viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela Seguradora contratada (claro que dentro dos limites previstos no contrato).
Diferente do Seguro Viagem, a Assistência Viagem somente prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento.
A Seguradora indicará um local para que o atendimento seja realizado e o segurado não precisará desembolsar nada, pois todo o pagamento será arcado pela Seguradora.
A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.
3 – Por que devo fazer um Seguro Viagem?
Acidentes e doenças podem acontecer para qualquer viajante e o custo do tratamento no exterior (a depender do país de destino) pode ser bem caro.
Nem todos os países (na verdade, a maioria deles) atende gratuitamente estrangeiros na rede de saúde. Será necessário pagar por consultas médicas, remédio e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internação.
O seguro vale também para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.
4 – Qual Seguro Viagem devo contratar?
Os Seguros de Viagem são feitos de acordo com os países de destino e o tipo de atividade a ser realizada na viagem, além da complexidade do plano, que pode ir do básico ao completo.
No momento da contratação você deverá informar detalhes para a Seguradora, assim terá certeza de estar bem coberto e dentro das suas expectativas.
Os seguros não seguem as mesmas regras para todos os países de destino. Alguns, como os que fazem parte da União Europeia, exigem seguros de viagem especial (no caso desses países é o seguro que segue as regras do Tratado de Schengen).
Outro caso que pode alterar a contratação do seguro são os esportes radicais ou de aventura. É raro que a cobertura comum do seguro seja válida para acidentes com esportes como esqui, snowboard, escalada, mergulho e outros.
Informe-se detalhadamente sobre essas atividades com a Seguradora e evite problemas na hora do atendimento.
Adultos acima de 70 anos e mulheres grávidas também costumam ter preços diferenciados para o seguro. Por isso, informe os dados dos passageiros corretamente. Não se esqueça de verificar se o seguro cobre doenças pré-existentes. Essa cobertura não é comum a todos os seguros.
Há ainda seguros especiais, feitos para proteger equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores e máquinas fotográficas. Porém esse tipo de seguro não faz parte do pacote básico oferecido pelas Seguradoras e deve ser contratado à parte.
5 – Por quanto tempo devo contratar o Seguro Viagem e quando a contratação deve ser feita?
O viajante deve contratar o seguro com, no mínimo, o mesmo tempo de duração da viagem.
A contratação pode ser feita até mesmo de véspera. Quase todos os contratos têm preços originais em moeda estrangeira, por isso, fique atento à cotação do dólar e do euro na hora de fechar o contrato.
6 – O que o Seguro Viagem cobre?
Os Seguros de Viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência.
Entretanto eles oferecem outras garantias para os usuários, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral.
O seguro pode ser básico ou completo, com as seguintes coberturas:
- Atendimento médico e odontológico 24h;
- Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
- Visita ao segurado hospitalizado;
- Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
- Despesas farmacêuticas;
- Hospedagem após alta hospitalar;
- Remarcação de passagem para regresso;
- Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
- Assistência funeral;
- Indenização no caso de morte;
- Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
- Localização de bagagem extraviada;
- Indenização no caso de extravio de bagagem;
- Despesas jurídicas;
- Pagamento antecipado de fiança.
7 – O que devo levar para a viagem como comprovante de que tenho um seguro?
É muito importante ter em mãos (ou em meio eletrônico) o contrato do seguro escolhido, mesmo que seja o do cartão de crédito.
Além de haver a possibilidade de ser exigido na imigração do país de destino, ele será útil em caso de emergência para entrar em contato com a empresa do seguro.
Você deve ter o número do contrato e todos os telefones de atendimento possíveis para casos de emergência. Deixe todos esses contatos também com um responsável no Brasil e com os companheiros de viagem.
8 – Como será o atendimento do Seguro Viagem?
No caso da Assistência Viagem, a Seguradora pode enviar um médico até você, indicar um hospital ou serviço conveniado onde possa ser realizado o atendimento.
Caso seja necessária a permanência no local da viagem para atendimento médico além da data final estipulada na contratação do seguro (como um caso de internação), o prazo de validade do seguro será automaticamente estendido.
O valor da cobertura, irá respeitar o valor máximo contratado inicialmente. Leia atentamente as cláusulas do seu contrato para estar ciente do tipo de serviço oferecido pelo seu seguro.
Se houver um procedimento de emergência e você não possa entrar em contato com a Seguradora, faça contato logo que esteja em condições ou forneça os dados do seguro no local onde estiver sendo atendido.
No caso do Seguro Viagem, você poderá escolher o local para atendimento.
Caso no seu seguro tenha a opção de Assistência de Viagem, você pode escolher o atendimento e depois reembolsar ou pode aguardar pela indicação da Seguradora.
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