Minha empresa precisa depositar em juízo ou fornecer alguma garantia para a justiça! E agora, o que eu faço?
este cenário vem crescendo no Brasil de forma consistente nos últimos anos e nenhuma empresa está livre de ser acionada, tanto por seus funcionários e público consumidor, quanto por órgãos reguladores.
Neste contexto, estar amparado por uma apólice de Seguro Garantia Judicial pode ser imprescindível para preservar as suas finanças, diante de uma sentença estipulada pelo Juízo.
Este seguro é uma alternativa para depósitos judiciais. Ele garante o pagamento de valores nos processos judiciais, desta forma a empresa não irá necessitar fazer uma caução em dinheiro, fiança bancária ou penhora de bens.
Se você ainda não se convenceu sobre a importância do Seguro Garantia Judicial para a sua empresa, separamos 4 razões para você mudar de ideia!
1 – A empresa não compromete seu capital de giro
Ao optar por essa modalidade de cobertura, se a empresa precisar caucionar em um processo judicial, não precisará tirar dinheiro do seu caixa, o que poderia comprometer o seu fluxo de caixa.
2 – Evita que o patrimônio da empresa seja imobilizado pela Justiça
Diante da situação em que o Juízo estabelece uma sentença para um processo judicial, seja ele trabalhista, cível ou de Execuções Fiscais da União, Estados e/ou Municípios, muitas empresas caucionam a ação com seu patrimônio: dinheiro ou bens.
Ao caucionar um processo judicial com apólice de Seguro Garantia, a empresa não corre o risco de ter seu patrimônio imobilizado. Desta forma, seus bens e fluxo de caixa estão livres para honrar com suas obrigações cotidianas.
3 – Tem um custo menor em relação à fiança bancária
O Seguro Garantia Judicial não interfere na linha de crédito da empresa junto aos bancos e não requer uma contrapartida. A seguradora estipula um limite de crédito e a partir desse valor, o contratante pode emitir quantas apólices necessitar.
Antes da institucionalização do seguro garantia, as empresas faziam o uso da fiança bancária como forma de caução nos processos judiciais. Trata-se de uma modalidade muito mais cara quando comparada com o seguro garantia.
4 – Rapidez na emissão das apólices
O seguro Garantia Judicial diminui a burocracia enfrentada pela organização em um momento crítico. Ajuda a proteger o seu negócio, garantindo que os seus compromissos judiciais sejam cumpridos.
Quer saber mais? Entre em contato com a Southcorp Seguros e descubra o que podemos fazer por você!